Psicodiagnóstico: é um trabalho de duração limitada que tem como objetivo compreender profundamente a totalidade da personalidade do paciente analisando-o e fornecendo feedback. Tal procedimento tem o objetivo de preparar o início do trabalho psicológico. É uma técnica interventiva de avaliação clínica na qual o psicólogo avalia o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e pedagógico do indivíduo por meio de testes psicotécnicos e projetivos. É um estudo profundo da personalidade e do ser humano como um todo. Este processo interventivo clínico se divide em várias fases na qual a anamnese que compreende entrevistas iniciais, aplicação com testes, sessões de ludodiagnósticos, visita escolar e sessão de devolutiva (que se comunica os resultados obtidos) e ao final, se necessário será orientado indicação de tratamentos complementares que podem incluir, neste caso, encaminhamento a outros profissionais, sendo uma rede de apoio multidisciplinar com intervenções nas áreas da fonoaudiologia, psicoterapia, médicos em suas diversas especialidades, acompanhamento psicopedagógico, reforço escolar etc. O psicodiagnóstico é uma técnica complementar e precisa já que perante muitos casos clínicos, ao gerar dúvidas aos pais e escola, promove soluções rápidas e com qualidade diante do desenvolvimento biopsicossocial do ser humano.
Psicoterapia de adolescentes e adultos: com o uso de diversas técnicas tem o objetivo de proporcionar ao paciente o refletir e o discorrer, buscando maneiras de lidar com as dificuldades e problemas que o levaram a buscar o auxílio do psicólogo.
Processo Interventivo Psicopedagógico: são técnicas voltadas para as crianças e adolescentes, entre elas a Ludoterapia e a relação do indivíduo em seu contexto de aprendizagem, nas quais são utilizados jogos, brinquedos, recursos gráficos e artísticos com o objetivo da criança e adolescente ao expressar conteúdos de seu mundo, sentimentos, conflitos e medos. São emoções que perpassam a vida da criança e que, junto com o psicólogo, são entendidas e trabalhadas num ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento da personalidade e do potencial individual. Importante observar que os pais são essenciais ao desenvolvimento do trabalho e desenvolvimento dos filhos. Em algumas ocasiões poderá ser necessário o trabalho conjunto com os pais, a criança/adolescente e o psicólogo. É nesse ponto que a Ludoterapia se encaixa com perfeição, pois ao intermediar a dinâmica da psicoterapia pelo lúdico, seja na forma de brincadeiras infantis, jogos estruturados, brinquedos, desenhos, colagens, entre outros, possibilidade que o psicólogo trabalhe os conflitos da criança e estes sejam compreendidos e superados pela indivíduo equilibrando-se com seu ambiente. Avalia e observa a criança e adolescentes diante das suas questões emocionais, comportamentais e escolares. Exerce o papel de orientar pais, professores e orientadores pedagógicos. Além de manter uma relação como uma equipe multidisciplinar (psicopedagogo-escola) durante o ano letivo em que a criança e adolescente se encontra em acompanhamento psicopedagógico sendo esta a forma de conscientizar a importância do nosso papel na educação. Atualmente, as escolas que já visitamos no processo interventivo psicopedagógico e mantemos uma relação: Sigma L2 Norte e Asa Sul, Carmen Salles, Marista João Paulo II, Colégio Marista de Brasília (Maristão) e Escola Montessori - 913 Sul, Leonardo da Vinci da Asa Sul e Águas Claras, Seriuns-Asa Sul, Colégio Galois, Pedacinho do Céu entre outros.
Terapia Familiar: avalia-se a dinâmica familiar e o papel funcional que cada um exerce na sua relação com todos os membros da família.
TÉCNICAS INTERVENTIVAS
Reabilitação Cognitiva com o “PEI - Processo de Enriquecimento Instrumental, Dr. Reuven Feuerstein, Técnica Israelense."
No Espaço Clínico PsicoArte realizamos este trabalho com o método de Feuerstein, que propõe uma avaliação dinâmica e a intervenção estrutural e funcional a partir de sete instrumentos que selecionam os estímulos do meio, os organizam, reordenam, agrupam e os estruturam em função de uma meta específica que visa uma reabilitação cognitiva. Segundo Feuerstein, este processo interventivo visa o desenvolvimento da cognição, ou seja, promover uma Neuroplasticidade (plasticidade neuronal se refere à capacidade do sistema nervoso mudar, adaptar-se e moldar-se em nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências) a qual resulta em uma formação de novos recursos neurais que ampliam os processos cognitivos como atenção, memória, percepção, generalização, funções psicológicas superiores etc., os quais são determinantes para uma organização cognitiva. Diante de tantos "estímulos externos presentes no cotidiano do ser humano" este processo ajuda as crianças, adolescentes e adultos a se confrontarem com seu meio de organização cognitiva. Neste sentido, a teoria da Modificabilidade Cognitiva está na linha da psicologia cognitiva na medida em que tenta estudar como o indivíduo obtém a informação a partir do adquirir, codificar, armazenar e a usar mais tarde, generalizando-a e aplicando-a em situações novas. Idade: a partir de 8 anos.
Métodos das Boquinhas: Processo de Alfabetização a partir dos sons.
Este é um novo método desenvolvido pela Dra. Fonoaudióloga Renata Jardini, em 2009, aprovado pelo MEC, no qual a criança desenvolve o seu processo de alfabetização naturalmente. Consiste numa técnica interventiva pedagógica que ajuda crianças, adolescentes e adultos a alcançarem o seu processo de alfabetização por meio da repetição dos sons das vogais e consoantes para alcançarem o seu processo de leitura. Funciona como uma mediação realizada por fonoaudiólogos, professores, pedagogos e psicopedagogos trazendo um resultado rápido e eficaz.
EMDR
EMDR significa "Eye Movement Desensitization and Reprocessing" (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) sendo uma abordagem psicoterapêutica atual com intuito de realizar reprocessamento cerebral para acessar as memórias traumáticas. Desenvolvida por Francine Shapiro, em 1987 e reconhecida pela OMS, tem como finalidade de trabalhar episódios de caráter psicossomático e além do TEPT - transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade, quadros depressivos etc. A eficácia do EMDR tem sido comprovada em vários encontros com diversos profissionais da saúde (médicos com especialidade em psiquiatria e psicólogos) com estudos apresentados em Congressos Internacionais e Nacionais que resulta em uma abordagem de grande interesse social e popular. Essa técnica é aceita em muitos casos para tratamento de saúde mental. O objetivo do EMDR é estimular o cérebro para que ele reprocesse a situação traumática a partir dos movimentos oculares/bilaterais fazendo com que o indivíduo vivencie o trauma e enfrente as situações presentes, permitindo, em muitos casos, a superação do quadro. Enfatizo que as memórias traumáticas devem ser encerradas em nossas vidas para dar oportunidade ao novo. O cérebro só adoece diante de algo que não foi saudável e o início das memórias dos traumas ocorre na infância!
Os episódios traumáticos contribuem para que ocorra um bloqueio no cérebro resultando em sentimentos de angústia, medo e tristeza profunda, que em alguns casos pode vir a gerar um trauma intenso e paralisar a vida do indivíduo como um todo. Vale lembrar, que o reprocessamento no EMDR irá desbloquear a vivência traumática e se desenvolverá a partir do Sono REM no qual o EMDR “reproduz” de certa maneira o que acontece com as pessoas durante a etapa do sono – movimento rápido ocular (sono REM – Rapid Eye Movement).
O EMDR é indicado para pessoas de todas as faixas etárias, inclusive para as crianças. É uma abordagem terapêutica atual que tem demonstrado eficácia em diversas situações de quadro psicossomático e vivências traumáticas como ansiedade, depressão, luto, síndrome do pânico, traumas familiares e de infância, divórcio, separação, transtornos do sono, transtornos alimentares, obsessões, compulsões, dependências (alcoolismo, drogadição, tabagismo etc.) e problemas sexuais.